O professor do AEE na escola
e na SRM tem a função de complementar ou
suplementar a formação do educando através da disponibilização de serviços,
recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua
plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Dentre
algumas funções estão: Apoiar o
desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos
globais do desenvolvimento e altas habilidades; disponibilizar o ensino de linguagens e de códigos
específicos de comunicação e sinalização (Libras e braille); oferecer tecnologia assistiva – TA; adequar e produz materiais didáticos e pedagógicos,
tendo em vista as necessidades específicas dos alunos;oportunizar o enriquecimento curricular (para alunos
com altas habilidades). O estudo do caso
é de suma importância para o trabalho do professor pois através do mesmo
irá norteá-lo para um melhor desenvolvimento e um melhor esclarecimento diante
de cada situação e abrir olhares sobre determinada criança e meios para
ajudá-lo a incluí-lo na escola e na sociedade. O plano do AEE tem como objetivo
facilitar o trabalho do professor a buscar meios e formas para saber lidar com
a necessidade de cada aluno e abrir horizontes para novas mudanças, orientar o
professor da sala comum para trabalhar de forma diferenciada com o mesmo,
construir materiais de maneira acessível ao aluno e adaptar de acordo com a sua
necessidade.
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